Se você está abrindo sua empresa, pensando em formas de aumentar a identificação do seu público com o seu trabalho, ou até mesmo tá precisando transmitir a imagem correta do seu negócio e para isso precisa entender como é feito um bom LOGO, você está no lugar certo!
Um bom logo não atrai somente a tenção do seu público, mas também comunica a essência da sua marca, seus valores, sua voz e estilo, o que cria uma imagem mais clara na mente dos consumidores aquilo que você precisa que eles pensem: “Nossa, me identifico muito com essa marca!”
Então, sem mais delongas, vamos falar sobre o que é importante para fazer um bom logo, independente da ferramenta que você está usando, seja ela a mais básica ou a mais profissional.
Entenda a essência da marca
Eu sei que de cara é estranho pensar nisso, mas o negócio que você está construindo precisa ter uma função além de levar dinheiro para o seu bolso. Seja facilitar algum processo, seja oferecer seu serviço, nada se trata somente do que se entrega, mas sim de tudo que está envolvido na sua entrega.
Então, nesse ponto, você deve se questionar:
Quem é sua marca?
Qual a sua identidade?
Quais são seus valores?
O que você considera importante no mundo que faz questão de aplicar no seu negócio?
Medite sobre essas questões e encontre respostas claras para definir toda a personalidade da sua empresa.
Dá uma olhada em quem tá faturando no seu ramo!
Tem um monte de gente que se enoja de olhar o que os concorrentes estão fazendo; “Ah, mas se eu ver vou acabar copiando dele…” e estou aqui pra te falar para você não se prender a isso!
É muito importante analisar quem está tendo sucesso no seu nicho, levando em conta a narrativa da essência da marca, assim você pode perceber padrões entre esses players e começar a imaginar como se colocar nesse mercado, de uma forma séria e diferenciada.
E só pra ficar claro, NÃO TO FALANDO PRA VOCÊ COPIAR NADA! É para entender e criar o seu seguindo algumas “regras” que percebeu.
Toró de ideia (o famoso Brainstorming)
Agora tá na hora de você soltar sua criatividade e imaginar tudo o que pode ser feito para transmitir a sua ideia. Vá imaginando e anotando tudo, mesmo que pareça ridículo, depois você vai fazendo a curadoria das ideias e chegando em um bom conceito para sua marca.
Nesse ponto é legal que você se junte com mais pessoas que entendam sua criação de conceitos dos passos anteriores e que possam te ajudar a pensar.
O ideal mesmo é ter um designer, porque ele já tem um grande background e vai te ajudar a chegar a uma conclusão mais bonita. Um bom designer vai saber transmitir totalmente a essência da marca, desde o tipo de fonte até a psicologia das cores escolhidas para te representar. Ou você pode se dedicar e aprender mais sobre nossa profissão, entendendo mais sobre tudo isso para criar seu logo de forma profissional. Hehehe
Hora da mão na massa!
Como o intuito aqui é que qualquer pessoa possa criar seu logo, tá na hora de abrir o aplicativo que você escolheu e começar a criar essa bagaça! Tanto faz se é o Canva, o CorelDraw ou o Illustrator, o que importa aqui é a visão do conceito que você quer transmitir. De primeira quero ressaltar alguns pontos em que você vai ter que se atentar:
Fonte Principal
Fonte da Tagline
Cores
Proporção da imagem
Aplicabilidade
Conexão com a marca
Legibilidade
Conceito
Comece fazendo alguns esboços, caso não tenha ainda chegado a uma ótima conclusão de formato final na etapa Brainstorm.
Se você está fazendo isso pela primeira vez, crie 2 modelos, sendo o primeiro com tudo aquilo que vem de você e do seu gosto, o segundo expressando sua marca com os “moldes” que você pode perceber no mercado.
A ideia aqui é se portar do jeito que quer/deve ser visto e lembrado pelos seus clientes, visando o conceito do que já foi validado e está alinhado com a identidade da sua marca.
Ex: Você não vê uma boa logo de uma empresa de contabilidade com fontes divertidas, assim como não vê uma boa logo de um parque de diversões com fontes sérias.
O segredo do bom gosto é o bom senso, então dá uma segurada aí nessa criatividade pro seu projeto ficar maneiro! Hehehe
Agora você vai fazer a união desses dois conceitos, vai abrir mão daquilo que não representa a sua marca, vai deixar pra lá aquilo que você acha bonito só pelo seu gosto, enfim, tudo o que não representa realmente a sua marca.
Temos que ser bastante maduros nesse momento e entender que apesar de ser uma logo que você está fazendo para o seu negócio, ela deve ser pensada em quem vai realmente consumi-la, que são seus clientes, então crie algo que você gosta e que vai chamar muita atenção deles!
Atenção com a p#rra dessas fontes e cuidado com o c#ralho dessas cores!!!
É muito comum ver por aí logos com fontes ilegíveis, com letra manuscrita no nome e na tagline, com cores que não dão contraste entre si, enfim, um monte de logo que não dá nem vontade de olhar, fora as que tem combinações que forçam nossos olhos e tem uma que até dói de tentar ver.
Ao menos não deveria, né!? Por favor…
Se você está aqui lendo é porque está correndo desse tipo de horror, então tome cuidado com essas extravagâncias e lembre-se que as pessoas PRECISAM ENTENDER A SUA MENSAGEM!
A melhor dica para isso é: “Se você não entende muito, joga no básico amigão!”.
Construa uma paleta de cores interessante que converse com o universo da sua marca, tente não ser mais um clichê, mas também não meta o loko!
Não tenta inventar a roda se é a primeira vez que você tá fazendo isso, porque, “pode ser que Da Vinci fosse um gênio desde sua primeira obra, mas, o fato é que vieram muitos e muitos rascunhos antes da genialidade…”, e você nem é o Da Vinci né mano! hehehe
Agora vê se ficou bonito, sô!
Finalizado todo esse processo, tá na hora de exportar seus arquivos e testar as aplicações da sua logo nos diversos modelos em que ela será aplicada no dia-a-dia.
Crie mockups, que são montagens da sua logo aplicada, em diversos materiais, como cartão de visitas, camisa, pasta, plotagem, etc. Tudo para ver como ela fica aplicada, se você realmente gostou e se ela está transmitindo a essência do seu negócio.
Mostre para alguns amigos essas aplicações, pegue os feedbacks e não se apegue aquilo que você criou, altere quantas vezes forem necessárias para você ter um bom trabalho que vai agradar seu público e não só a você.
Agora você tem um logo!
Com esses passos realizados seu logo está finalizado e pronto para conquistar e cativar a sua audiência!
Criar um logo que comunique verdadeiramente a essência da sua marca é um processo meticuloso, mas vale muito a pena o investimento de tempo e energia, afinal só assim você vai construir identificação na sua marca como os big players fazem e conseguir se tornar um deles qualquer dia!
É bom eu te lembrar que SEU LOGO É O ROSTO DA SUA EMPRESA, então, se o que você criou mesmo depois dessas dicas não foi algo que deixou você e seus clientes de queixo caído, não se preocupe, pois nós podemos te ajudar!
Nós temos clientes satisfeitos com logos que criamos nos mais diversos nichos e em mais de 4 países diferentes. Então, caso prefira ter um logo um profissional, chama a gente que vai ser um prazer criar um projeto especial para você!
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