Se você se interessa em usar o marketing digital para ampliar os resultados da sua empresa, você com certeza já ouviu falar sobre tráfego pago e as maravilhas que ele pode te proporcionar.
Mas eu preciso te alertar aqui que você pode jogar dinheiro fora caso não preste atenção em alguns pontos muito importantes...
(...que a maioria das pessoas deixa de lado quando começa a usar esse recurso.)
Vamos começar do início…
Fazer tráfego pago significa investir dinheiro para que aquela plataforma exiba os seus anúncios de acordo com as configurações estabelecidas por você no momento da criação da campanha.
Essa base é a mesma independente de ser Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, TikTok Ads, ou “Qualquer outra rede social” Ads.
A questão é que existem detalhes decisivos entre o dinheiro que você coloca nos seus anúncios e resultados que chegam até você:
Compreensão do papel do tráfego pago no alcance dos objetivos
Configuração correta das campanhas
Qualidade do criativo e copy dos anúncios
Ambiente digital preparado para a recepção
Atendimento VIP aos leads
Experiência de entrega cativante
Vamos falar sobre cada um deles.
1 - Compreensão do papel do tráfego pago no alcance dos objetivos
O objetivo principal do tráfego pago é direcionar pessoas para o local onde você está sugerindo. Entender que o tráfego pago não vende é essencial para evitar frustrações. O processo comercial completo é muito mais abrangente do que exclusivamente os anúncios.
Existem etapas durante uma venda que são cruciais para obter sucesso, como a demanda pelo produto, identificação correta do público-alvo, qualidade do produto, uma boa oferta (não de promoção, mas uma estrutura robusta de apresentação do seu produto em si), excelência no atendimento ao cliente e outros pontos que vão desde a concepção do cerne da empresa até o pós-venda e muito além.
O que eu quero reforçar é que não adianta pensar que o tráfego pago vai fazer milagre na empresa…
Ele vai cumprir o papel de fazer as pessoas saírem de um lugar para o outro, como um ônibus levando seus passageiros, agora quem, porque, quando, como, o que vão encontrar no final da viagem, quais serão as impressões sobre o destino e se vai fazer sentido para eles comprarem do que tem ali para oferecer, vai depender de todos os outros fatores.
Entendido que o tráfego pago é um serviço de meio e não de fim, podemos prosseguir para o próximo detalhe decisivo:
2 - Configuração correta das campanhas
Todas as plataformas de tráfego pago possuem suas particularidades em relação à localização dos botões e sequência de configurações para o anúncio, mas de forma geral você sempre terá como determinar o direcionamento ideal da sua campanha.
Por isso, você precisa ter algumas informações antes de colocar seu anúncio no ar:
Objetivo da campanha
Aumentar mensagens? Mais ligações? Visitas à sua loja online? Movimento no seu negócio local? Engajamento no seu perfil? Alcançar o máximo de pessoas possível?
Determinar o exato objetivo da campanha e configurar da forma correta são passos essenciais para o sucesso.
Dados reais sobre o público
Quem realmente compra de você? Os dados mais precisos sobre o público ideal da sua empresa são cruciais para alcançar os resultados que almeja.
O sucesso das suas campanhas de tráfego pago depende de informações como:
Idade, gênero, localização, estado civil, nível de educação, renda.
Interesses pessoais, hobbies, estilo de vida.
Comportamentos de compra, preferências de pagamento.
Necessidades específicas, desafios, dores.
Histórico de compras anteriores, engajamento com a marca.
Uso de dispositivos e tecnologia.
Preferências de mídia, hábitos de consumo.
Contexto cultural e social.
Feedback e resenhas de produtos anteriores.
Expectativas de comunicação e interação.
O entendimento sobre o seu público é um dos pilares mais essenciais do seu negócio, não só para o marketing digital e as campanhas de tráfego pago, mas para o contexto geral da sua empresa.
Registre e reúna o máximo de informações reais sobre seus clientes sempre. Caso ainda não tenha um público considerável para entender a padronização, estude o máximo possível de concorrentes e outras empresas do mesmo nicho que o seu.
Isso também vai te ajudar no seu próximo ponto importantíssimo para o sucesso das suas campanhas de tráfego pago:
3 - Qualidade do criativo e copy dos anúncios
Quando você cria uma campanha de tráfego pago é necessário que você insira qual será a mídia e a mensagem veiculada naquele anúncio.
A mídia que é divulgada nos anúncios online é popularmente conhecida como “criativo” e é uma das principais responsáveis por chamar a atenção do público e despertar os sentimentos necessários para o direcionamento das ações esperadas.
Os criativos podem ser feitos em diversos formatos, como vídeos, fotos, artes gráficas ou carrossel de imagens, e variam de acordo com a plataforma utilizada e estratégia elaborada para aquela campanha.
O tamanho da mídia dos criativos também é muito importante, tanto em relação à dimensão do arquivo (a tela de exibição mesmo: 9:16, 4:5, 1080x1080, widescreen… são muitos), quanto à duração daquele material (como tempo total de um vídeo de 15 segundos, 30 segundos ou até mais).
Cada rede social, cada ambiente, vai te solicitar o criativo com uma determinada lista de especificações e é muito importante que você se atente a elas para evitar, por exemplo, que parte da arte que você usa por ali não seja cortada na hora da definição do posicionamento do anúncio, ocultando informações importantes para a compreensão do público sobre o que está sendo divulgado.
Além de atender à parte técnica da elaboração de um criativo (formato, dimensão e duração), é necessário também atender às normas estabelecidas em cada plataforma, considerando todas as ações que não são recomendadas durante sua campanha de tráfego pago, evitando banimentos e rejeições dos anúncios.
Uma vez dentro das regularidades para veiculação dos seus anúncios, chegou a hora de ativar a criatividade.
Desenvolver uma boa estratégia para a sua campanha, com criativos que atraiam a atenção do público e ativem gatilhos mentais que auxiliam na jornada do cliente diante dos seus produtos, é imprescindível para se destacar na multidão nos dias atuais.
Eu tenho dois posts aqui no blog que vão te ajudar a melhorar sua produção de criativos:
Mas além dessas dicas, é importante você saber que a narrativa por trás do seu anúncio é o que dita o jogo.
A prática de escrever textos persuasivos com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação específica é o que chamamos de copywriting, e usar dessa técnica para elaborar os roteiros dos vídeos, textos de imagens gráficas e legendas das suas campanhas de tráfego pago é excelente.
Se eu for falar de cada ponto importante na construção de um criativo magnético, esse post vai ficar imenso, então eu prometo fazer outro dedicado só para esse tema.
Por hora, o que você precisa saber é que sua mídia deve atender às especificações e normas da plataforma e ser super atrativa, para garantir que o valor gasto para a divulgação daquele material seja um bom investimento.
Dada a devida atenção aos criativos e narrativas, vamos falar do pilar que a maioria das pessoas vacila:
4 - Ambiente digital preparado para a recepção
Começamos nosso papo falando que o real papel do tráfego pago é transportar as pessoas de um ponto a outro, e na maioria das vezes o destino é uma rede social.
Seja o Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, o seu próprio site ou o WhatsApp, estar com esse ambiente digital preparado para receber as pessoas que chegarão através dos seus anúncios é imprescindível para garantir a confiabilidade da sua empresa.
Trabalhar o seu posicionamento digital antes de investir em anúncios online é o ponto mais importante dessa conversa.
De nada adianta você entender bem o papel do tráfego pago, configurar suas campanhas corretamente, ter ótimos criativos, se quando a pessoa chega no “destino” ela encontra tudo bagunçado, sem clareza nas informações, sem uma identidade visual padronizada, sem frequência nas publicações, sem presença digital…
Fazendo uma metáfora, é como se você fizesse um super convite para um jantar elegante na sua casa e as pessoas chegassem enquanto você ainda está fazendo faxina…
O básico de um bom posicionamento digital tem 3 características essenciais:
Um site bem feito
Movimentação nas redes sociais
Presença no Google
Eu explico melhor sobre posicionamento digital neste post:
Vale conferir depois que acabar de ler esse aqui.
Mas saiba, sem um ambiente digital bem preparado, com certeza você estará jogando dinheiro fora ao investir em tráfego pago.
Agora outro ponto que pega muito nos resultados dos anúncios online é:
5 - Atendimento VIP aos leads
Ter pessoas treinadas em atendimento persuasivo para a recepção dos contatos vindos através do tráfego pago tem papel fundamental nos objetivos atingidos.
Saber conduzir aquele novo cliente por uma jornada simplificada, cordial e eficiente, faz com que toda a oportunidade de um novo negócio seja ampliada, fazendo o melhor uso possível dos leads adquiridos nas campanhas.
O lead que vem pelas redes sociais prioriza 3 elementos principais: agilidade, praticidade e humanização.
Agilidade:
O atendimento ao lead que chega pela internet deve ser feito de forma rápida, para manter o contato quente e interessado. O prazo máximo para o primeiro contato deve ser de 24 horas, sendo entre os primeiros 15 a 60 minutos os mais interessantes para o retorno.
Praticidade:
Quando o lead envia ou solicita informações pela internet, ele busca um atendimento prático e sem burocracias. Por isso, devemos nos atentar a fazer apenas perguntas necessárias. Informações que estão disponíveis ou foram fornecidas pelo lead não devem ser solicitadas novamente.
Manter o atendimento dentro da mesma plataforma também auxilia na praticidade do atendimento (ex: Se a pessoa mandou mensagem no Instagram pedindo informações, passe as informações pelo Instagram. Não é necessário solicitar o WhatsApp para responder ao questionamento).
Humanização:
Quando a pessoa vai receber o contato de outra pessoa, ela busca alguém que entenda as suas necessidades e possa personalizar o atendimento para aquilo que ela precisa. Portanto, mensagens extremamente longas, com informações excessivas ou muito “copia e cola” podem afastar o lead.
Além disso, algumas técnicas de atendimento persuasivo devem ser aplicadas, como:
Uso de Perguntas Estratégicas;
Oferecimento de Opções Limitadas;
Follow-up Ativo.
Com o seu atendimento muito bem alinhado, você terá mais clientes para aplicar o próximo passo vital para seus resultados com tráfego pago:
6 - Experiência de entrega cativante
Proporcionar uma excelente experiência para o cliente na sua empresa, desde o primeiro impacto até depois da entrega final, é primordial se você quiser criar lealdade no seu público.
Aqui estão algumas práticas para garantir uma experiência de entrega cativante para qualquer tipo de negócio:
Entrega Rápida e Eficiente:
Cumprir prazos de entrega e manter o cliente informado sobre o status do pedido ou serviço contratado é fundamental. Superar expectativas com uma entrega antecipada ou um serviço mais rápido pode gerar uma excelente impressão.
Comunicação Transparente:
Manter uma comunicação clara e aberta com o cliente durante todo o processo é essencial. Informar sobre cada etapa do processo, desde a confirmação do pedido ou serviço até a entrega final, aumenta a confiança e a satisfação do cliente.
Personalização do Serviço:
Oferecer um toque personalizado ao serviço pode fazer uma grande diferença. Entender as necessidades específicas de cada cliente e adaptar sua abordagem para atendê-las demonstra cuidado e atenção.
Feedback Pós-Serviço:
Solicitar feedback após a entrega do serviço ou produto mostra que você valoriza a opinião do cliente e está comprometido em melhorar continuamente. Isso também proporciona uma oportunidade de corrigir qualquer problema imediatamente.
Suporte ao Cliente:
Ofereça suporte eficiente e humanizado. Estar disponível para resolver problemas e esclarecer dúvidas rapidamente reforça a confiança do cliente na sua marca.
Valor Agregado:
Oferecer algo a mais, como informações adicionais, uma consultoria breve, ou um material educativo relacionado ao seu serviço ou produto, pode surpreender e agradar o cliente.
Lembre-se, uma experiência de entrega cativante não só garante a satisfação do cliente, mas também aumenta as chances de fidelização e recomendações, fortalecendo o crescimento sustentável do seu negócio.
Investir em tráfego pago pode trazer resultados incríveis para a sua empresa, desde que você esteja preparado para cada etapa desse processo.
Compreender o papel do tráfego pago, configurar corretamente suas campanhas, criar criativos atrativos, preparar seu ambiente digital, oferecer um atendimento VIP aos leads e proporcionar uma experiência de entrega cativante são passos fundamentais para garantir que cada real investido gere o retorno desejado.
Eu sei que olhando para esse monte de informação parece meio impossível fazer tudo sozinho(a), é por isso que você pode contar com a nossa agência para te dar todo o suporte necessário em todas as etapas da sua presença digital, desde o estudo do seu público ideal até a criação de campanhas de tráfego pago, com criativos magnéticos e estratégicas que vão alavancar a sua empresa!
E para você entender qual é o melhor caminho que a sua empresa deve tomar agora, de forma individualizada, eu vou abrir um espaço para você agendar uma consultoria de diagnóstico exclusiva, onde vamos conversar sobre seus objetivos e seu caminho até lá.
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